segunda-feira, novembro 10, 2008

I want to believe


Parece mentira mas é verdade, após anos, anos e anos, a marca X Files volta ao ecrã. Já ninguém esperava. Eu pelo menos não esperava.

Durante anos fui viciado na série, não perdia um. É possível que já como adulto tenha sido a única série que eu não perdia quando passava na tv, todas as semana, religiosamente, eu esperava pelo inicio da série, e se alguém se atrevia a falar comigo durante aqueles 40 minutos alguma coisa ia voar na direcção de quem abrisse a goela. Ora neste momento o hype que a série teve nesses tempos desapareceu, é até, diria eu, mal amada por muitos. Confesso que aquelas últimas 3 séries foram penosas e não cheguei a acompanha-las por inteiro, o fulgor das primeiras séries desapareceu, e após uma 6 série que para mim parecia um renascimento da Fénix a coisa morreu.

Pouco tempo depois da série acabar veio o filme, e que pena foi não terem ficado quietos de tão mau que é a película… li o livro que é tão maus ou pior que a longa-metragem.

Foi por isso mesmo que agora, e após muito tempo passado sobre o final da série, quando saiu o novo X Files – I Want To Believe eu não fiquei propriamente entusiasmado com a ideia, e nem pus sequer a hipótese de ir vê-lo ao cinema. Erro, confesso que foi um erro. Agora que decidi finalmente dar uma hipótese à coisa constato que devia tê-lo feito antes.

Não, não é um grande filme, não é sequer tão bom como os melhores episódios das primeiras séries, mas faz lembrar essas mesmas primeiras séries. Fora do aspecto de blockbuster do primeiro filme este tem um aspecto muito mais dark e “amador” que no início da série estava embebido no universo X Files, tem momentos de humor subtil, aquela química Scully Mulder, a genial antítese religião ciência e uma perspectiva sobre como um religioso pedófilo pode servir para salvar alguém… tudo bons ingredientes para aqueles que gostavam da série voltarem a dar uma hipótese ao nome X Files.

Curiosamente no imdb está pior classificado que o primeiro filme, o que é no mínimo uma heresia.

Gostavam da série? Não percam.


1 comentário:

Catarina disse...

Tenho de o sacar ;)