quarta-feira, novembro 24, 2010

O quarto poder já não me serve

A situação financeira do país é lastimável. Todos sabemos disso mas na verdade poucos de nós saberão exactamente o que se passa, como chegámos aqui e o que realmente quer dizer a posição em que estamos.
Para os leigos em economia como eu seria uma grande ajuda ter um jornalismo sério e informativo, em vez de um monte de incompetentes que vivem metidos no bolso de quem manda.

Ainda ontem me surpreendi ao ver um reportagem num canal noticioso. Entre a conversa normal de que Portugal não é a Irlanda, de que os nossos bancos não estão como estavam os bancos irlandeses bla bla bla, dizia-se que Nouriel Roubini tinha dito que Portugal seria o próximo a pedir ajuda. A notícia continuava dizendo que o senhor também era conhecido por Dr. Doom e que tinha adivinhado a crise em que estamos. E seguia em frente.
Ora a pessoa que tão calmamente posta a um canto pela notícia é um professor universitário de economia que já em 2005 dizia que a crise que aconteceu ia acontecer, mas ao contrário do que a notícia diz, ele não adivinhou nada. Já em 2005 ele dizia que a crise ia acontecer, como e porquê. Na altura foi considerado um um profeta do desastre, daí a alcunha Dr Doom, mas o que ele disse tornou-se realidade, e não foi por sorte ou qualquer poder divinatório que ele possui. Mas ainda assim agarrar na previsão deste professor e varre-la para debaixo do tapete foi facílimo para quem redigiu a noticia. Limpinho.

Vivemos envolvidos por uma rede dominada por quem percebe de dinheiro, não é quem percebe da economia real, mas sim quem se sabe mexer melhor nessa rede. Quem sabe jogar com dinheiro que não e seu e geral lucro que passa a ser seu. Quem consegue convencer o mercado que tem que se vergar às suas regras para sobreviver quando é a sua sobrevivência que depende do mercado. E nós precisamos de ajuda a perceber o que se passa, de ser alertados para os perigos e defendidos dos males que não vê-mos, uma ajuda que em tempos foi exercida pelo quarto poder. Hoje esse poder está dormente e serve outros poderes superiores, se mesmo que não o saiba.

Agora vou deixar de escrever porque está a dar uma entrevista muito interessante sobre como a greve de hoje é péssima para a economia.

Sem comentários: