domingo, dezembro 12, 2010

Aumentos, patrões e trabalho

O patronato nacional espera de água na boca as decisões do governo quanto às alterações das leis do trabalho, para ser mais "flexível" despedir (eles preferem usar a palavra contratar) trabalhadores. Sim, porque segundo as palavras dos responsáveis pelos empregadores nacionais as empresas contratariam mais se não fosse tão difícil depois despedir os trabalhadores.

Entretanto fica-se a saber que somos o 3º país da Europa com mais trabalho precário.

Agora expliquem-me lá como é que flexibilizar despedimentos vai fazer com que haja mais emprego. Epah é que gostava mesmo mesmo que me alguém me conseguisse convencer disto.

A flexibilização dos contratos de trabalho é não só ignorar a realidade que são os recibos verdes, a forma mais parva de trabalho precário já inventado, assim como uma forma de fazer com que os trabalhadores passem a receber menos e menos, porque se for fácil pô-los na rua, é sempre mais fácil convencê-los a aceitar menos, porque caso não queiram... adeus e vai-e buscar outro.
Já agora, para o patronato, isso do salário mínimo aumentar pelos vistos também é muito parvo, é que conseguir despedir malta sem mais nem outra é uma vitória espectacular, mas ter que pagar 500€ de salário mínimo conforme acordado antes aos empregados era um passo atrás no enriquecimento do patrão, que todos sabemos atravessa muitas dificuldades, ao contrário dos trabalhadores, esses chupistas.

Sem comentários: