sexta-feira, junho 24, 2005

A matemática da estupidez

Como tudo na vida a estupidez também uma parte de matemática, como um senhor italiano fez questão de enunciar num livro que aconselho chamado allegro ma non troppo.

Vou portanto, e para quem ainda não leu, transcrever as leis mais importantes da matemática da estupidez:

1ª - "Cada um de nós subestima sempre e inevitavelmente o número de indivíduos estúpidos em circulação"

2ª - "A probabilidade de uma certa pessoa ser estúpida é independente de qualquer outra característica dessa mesma pessoa"

3ª ou "A regra de ouro" - "Uma pessoa estúpida é aquela que causa um dano a outra pessoa ou grupo de pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para si, ou podendo até vir a sofrer um prejuízo"

4ª - "As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas. Em particular, os não estúpidos esquecem-se que em qualquer momento, lugar e situação, tratar e/ou associar-se com indivíduos estúpidos revela-se infalivelmente um erro que se paga muito caro."

5ª - "A pessoa estúpida é o tipo de pessoa mais perigosa que existe"


Estas leis surgem do estudo credibilíssimo realizado pelo autor.
Desse mesmo estudo surge também o conceito de que a percentagem X de pessoas estúpidas é constante e sempre superior ao que se pensa, como é enunciado na segunda lei os estúpidos não são condicionados por outras características que têm como indivíduos, ou seja em qualquer grupo social temos a percentagem X de pessoas estúpidas... inevitável e fatalmente...

Ou seja, no vosso grupo de amigos existe essa percentagem de pessoas, e se neste momento vocês não os conseguem identificar... adivinhem quem faz parte de X

:)
Podia desenvolver mais este tema, mas não tenho pinta para isso, portanto, quem quiser que leia o livro que faz muito bem.

Sem comentários: