quinta-feira, setembro 01, 2005

Prova dos 9...

Estava eu a pensar em algo que não tinha nada a ver, mas que me levou a exercício mental que me confunde ou pelo menos me faz confusão quando me lembrei, que nós, e com nós estou a querer referir-me aos engenheiros (como se eu fosse engenheiro ou coisa parecida…) temos que saber fazer muitas contas, e hoje em dia a calculadora leva a que muitos métodos de cálculo se nos esqueçam. Estou neste caso particular a referir-me à tão nomeada prova dos nove, que mencionamos vezes sem conta pela vida fora, mas que na realidade a grande maioria de nós já não é capaz de a fazer… verdade?????

Sendo assim e porque eu estou aqui é para educar que isto é mesmo assim vou relembrar que tira tempo precioso para ler isto de como se fazem as provas dos nove.

Basicamente a prova dos nove serve para verificar se um determinado cálculo está bem feito ou não e pode-se aplicar a prova dos nove à adição, subtracção, multiplicação e divisão. A técnica é sempre mais ou menos a mesma.
Adição: os "noves fora" das parcelas têm de ser iguais aos "noves fora" da soma. Exemplo: 327 + 124 = 451 (3+2+7, "noves fora" 3, 1+2+4 "noves fora" 7, 3+7, "noves fora" 1 que é igual a "noves fora" 4+5+1)
Subtracção: o "noves fora" do aditivo tem de ser igual ao "noves fora" do subtractivo mais a diferença.
Exemplo: 327-124=203 ("noves fora" 3+2+7 é 3 e "noves fora" 1+2+4+2+0+3 é também 3).
Multiplicação: calcula-se o "noves fora" de um factor, o "noves fora" do outro factor e multiplicam-se. Calcula-se o "noves fora" deste produto, que tem de ser igual ao “noves fora” do resultado da conta.
Exemplo 35X12=420 fica 8 (3+5) 3 (1+2), (8x3=24) 6 (4+2+0) 6 (estas duas casas têm de ser iguais ) :)
Divisão: 1º calcula-se o "noves fora" do divisor, o "noves fora" do quociente e multiplicam-se; 2º calcula-se o "noves fora" do produto anterior e adiciona-se com o resto; 3º calcula-se o "noves fora" desse número; 4º calcula-se o "noves fora" do dividendo, que tem de ser igual ao anterior.
Exemplo: 327:34 tem quociente 9 e resto 21.
1º 7x0=0 (7 é o "noves fora" de 34 e 0 é o "noves fora" de 9)
2º 0+21=21 (0 é o "noves fora" de 0 e 21 o resto)
3º "noves fora" 21 = 3
4º "noves fora" de 327 é 3, portanto está certo.

E pronto, já podem dizer por aí que sabem mesmo fazer a prova dos nove. :)

Sem comentários: