terça-feira, janeiro 22, 2008

Mac mac mac




Eu raramente discuti com malta que gosta de Mac’s. Porquê? Provavelmente porque quem gosta de Mac e usa Mac, em geral, acha-se superior às outras pessoas. Não sou eu que digo da boca para fora, há mesmo um estudo sobre isso. Tudo bem que é feito em americanos, mas parece-me que até certo ponto se pode extrapolar para um universo muito mais global.
Mas desta vez vou dizer algo acerca do novo hype que está a ser o MacBook Air, e da loucura à volta de uma peça que, tecnologicamente é banal. Sim, banal.
O raio do portátil é bonito, é sim senhor. Mas não passa de uma peça de design com um preço parvo para aquilo que faz.
O processador é fraco comparado com o que de mediano se vê por aí, nem é preciso referir topos de gama, tem uma, e só uma porta USB, não se lhe pode ligar um cabo de rede, leitor de cd, dvd ou seja lá o que for nem vê-lo, trocar de bateria só na fábrica, adicionar RAM é para esquecer…
Nem o facto de ser fino é algo de surpreendente, pelo menos para quem conheça mais portáteis do que aqueles que são anunciados nos jornais da noite. É que em 2003, sim… 2003, já a Sharp fazia portáteis mais finos que o MacBook Air. O Actius MM10 há 5 anos atrás conseguiu por uma porta de rede, entrada PCMCIA e duas portas USB num portátil com menos 5 milímetros que o MacBook Air, sim… isso mesmo, meio centímetro mais fino.
Mas o Steve Jobs ainda tem a lata de vir anunciar à grande o portátil mais fino do mundo… enfim…

E nem vou começar a falar do IPhone…



Sem comentários: