segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Óscares, os prémios


Acabou a cerimónia dos óscares e a primeira coisa a dizer é que foi bem mais curta que a média, mais dinâmica tal como disseram os comentadores iluminados da tvi também é capaz de ter sido, mas não estou convencido que tenha sido melhor.

Todo o conceito da cerimónia mudou, trocou-se o papel tão principal do apresentador por aparições breves com dois apontamentos mais longos por várias apresentações originais dos prémios em disputa, o que justifica e valida a opção por Hugh Jackman para o trabalho. Não fosse isso e acho que a apresentação este ano seria do mais fraco dos últimos tempos, mas assim a coisa nem correu nada mal.

A verdade é que preferia os óscares à antiga e os do ano passado também foram bem bons, mas antes como este ano do que como as cerimónias de 2006 e 2007. O que achei verdadeiramente obsceno foi o aumento exponencial de intervalos comerciais na cerimónia, é que ser-se dinâmico e conseguir-se fazer uma entrega rápida de prémios não justifica intervalos que chegaram a ser separados por menos de 5 minutos.


Quanto os vencedores apenas tenho a dizer que não esperava a vitória de Penelope Cruz, mas que pelo que gostei do filme, fico bastante contente.


Gostaria de por fim dizer que é lamentável a insistência da TVI em ano após ano apostar no mesmo par de comentadores que não só atrapalham o que se tenta ouvir como também está a leste do que se está a passar na cerimónia. Os dois senhores falam como dois intelectuais do cinema, típicos críticos alienados, mas não são capazes de saber (e consequentemente explicar a quem vê) porque é que Ben Stiler aparece naquela figura na cerimónia, uma espectacular rábula à figura de Joaquin Phoenix e à sua aparição no show de David Letterman. Senhores que dão por terminada a transmissão quando o apresentador acabava de anunciar que de seguida se iria ver uma "preview" dos filmes de 2009, ficando assim a última parte do espectáculo por ver. Senhores que na sua infinita sabedoria de cinema não foram capazes de dizer sequer o nome do filme que deu origem à apresentação de um apanhado de filmes ou momentos de comédia no cinema (Pineaple Express), suponho que pelo facto de não verem filmes que tratam de gajos pedrados do inicio ao fim...


Está feito. Para o ano que vem temos mais.

Sem comentários: