domingo, março 08, 2009

Money


A costas continuam a dar-me chatices, histórias velhas que não mudam, e por isso mesmo fui-me inscrever na natação. Entre inscrição na associação de estudante para o custo final ser mais baixo, um cacifo para poder guardar o que preciso para a natação sem ter que molhar tudo o resto, seguro, inscrição na natação e 3 meses pagos de uma vez, também para ser mais barato, foram mais de 100€.
O trabalho paga mal e mesmo assim tenho ido trabalhar todos os dias para poder chegar ao fim do mês e ter dinheiro para pagar tudo o que tenho a pagar.
As consequências de isto tudo é não haver cultura para ninguém, blue man group vai ficar par a próxima, zero de teatro, nada de cinema e outros concertos nem vê-los.
Mas a realidade é que isto só é verdade porque existem quase 1000€ de propinas por pagar, 1000€ que pagam o ensino que deveria ser gratuito por definição do próprio estado português, mas infelizmente só no papel.
Felizmente o nosso primeiro lembrou-se de como é caro ser estudante, ele na altura de exames tinha contas de fax enormes, e decidiu ajudar. Uns com bolsas que estão no ensino obrigatório, e outros financiando com empréstimos para estudos. E é esta ideia dos empréstimos que realmente me faz achar rir, é a maneira mais simpática de não fazer nada de realmente válido para quem interessa. Os alunos continuam a pagar o que devia ser gratuito, os bancos passam a meter dinheiro ao bolso com esta história, e dão-se empréstimos a quem não tem qualquer garantia de os pagar. E todos sabemos onde levou a puta da história de se emprestar dinheiro a quem corre o risco de o não poder pagar.

À margem disto tudo, continuo a pagar para estudar, a não ter acesso toda a cultura paga e a aguentar dores de dentes porque até arranca-los fica caro.


Sem comentários: