segunda-feira, maio 04, 2009

Vírus


A situação que por estes dias se vive relativamente a uma gripe é verdadeiramente ridícula.
Pega-se numa gripe, liberta-se a palavra pandemia e uma data de estatísticas que vão desde o número de infectados diariamente que inclui casos não confirmados a taxas de infecção que se dizem superiores às da peste negra. Cria-se sem piscar os olhos uma atmosfera de receio em volta de uma doença que mata por dia muito menos do que mata a fome. Na verdade não existe nenhuma caso de morte não mexicano, a única morte fora do México foi nos EUA e foi de uma criança mexicana. Uma morte é sempre uma morte, independentemente da nacionalidade, mas existe realmente razão para ser fazer o circo mediático que se tem feito?

Esta "palhaçada" é de tal maneira parva que a própria gripe foi obrigada a "mutar" desde que se começou a falar nela. Era a Gripe Suína mas a indústria da carne de porco não gostou, passou para Gripe Mexicana e desta vez foram os mexicanos que não gostaram, agora é Gripe A ou a Estirpe H1N1 do vírus da gripe.

A verdade é que se é preciso realmente haver informação ao público, principalmente de como, em caso de necessidade, se poder prevenir e resguardar, não é de todo necessária toda a intoxicação, essa sim viral, que se vê nos meios de comunicação nos últimos dias.


Sem comentários: