quinta-feira, setembro 17, 2009

Coisas para ler

Acabei de ler faz uns dias o The God Delusion. Recuso-me a escrever este título em português porque dei uma olhadela pela tradução e ia tendo um colapso de tanta asneira que li, e foi apenas na diagonal. Já me tinha despertado a curiosidade após ter visto uma entrevista ao seu autor no Daily Show há já algum tempo, e após recomendação de um emigrante decidi que estava na altura de o ler.
É um livro inteligentemente escrito e que pode, para quem decidir pensar no assunto com seriedade, ser um livro que mude muita coisa. Pessoalmente a minha visão do argumento em volta do qual o livro foi escrito já é muito próxima dos pontos defendidos, mas ainda assim é uma óptima leitura.
Richard Dawking tem o dom de simplificar alguns argumentos bem complicados de perceber, e a coragem de enfrentar algumas regras mal amanhadas que a sociedade tem em relação à religião.
Independentemente da posição que se tenha em relação ao tema, é um livro de leitura obrigatória.



Ainda relativamente a leituras, acabei ontem à noite a saga Twilight. Ah e tal... que bichanice e não sei o quê...
Não quero saber, li e mais nada.
A verdade é que a leitura dos livros em questão é uma experiência cheia de contradições.
Primeiro porque nos apercebemos rapidamente que a autora tem uma escrita muito fraquinha, mesmo muito fraquinha, mas devido à história que tem em mãos consegue manter o interesse na narrativa quase inabalado pelo facto.
Depois, e ao contrário do que quase sempre acontece, levei mais tempo a ler as últimas 50 páginas do último livro da saga do que todos os outros 3 livros juntos e o quarto até a essas últimas 50 páginas. É que tudo o que era bom na história até aquele momento parece que morre, e ficamos com uma história que não passa do banal, ou até sofrível, tal como a escrita.
Ao contrário do que é também normal acho que prefiro ficar à espera dos filmes, porque apesar de um bocado lamechas, não o são nem de perto,nem de longe, tanto com os livros, em que há alturas em que só apetece cortar os pulsos de tão "mariquinhas" que aquilo é. Safam-se os vampiros, os shapeshifters, as parte de porrada e história que não envolve descrições irritantes sobre a forma em como a protagonista gosta do vampiro cintilante.



Agora estou a começar a ler o Watchmen, para ver se arranjo uma história como deve ser.


Sem comentários: