quinta-feira, outubro 15, 2009

Climate change


No Blog Action Day deste ano o tema é "Climate Change".
O tema deste ano é suficiente abrangente para dar milhões e milhões de linhas de posts à volta do mundo, e não me parece que eu seja uma das pessoas que seja mais versada no assunto.
Até porque mesmo os mais versados divergem muito nas opiniões.
A mim parece-me relativamente claro que o clima está a mudar rapidamente e de forma anormal. Mas há muito bom, e mau, especialista que diz que não, que é tudo muito normal. Depois metem-se nos seus Hummers e vão para casa.


Hoje o meu dia começou na piscina, e por isso mesmo acho que a água é um óptimo tema para abordar neste dia.

A água é fortemente afectada pelas mudanças no clima, e o seu ciclo é alterado de forma radical, com consequências que muitas áreas do planeta já sentiram da forma mais violenta.
Entristece-me olhar para a água de uma piscina límpida e em que se vê o lado mais distante como se estive-se mesmo ali a um palmo de distância e depois viver numa cidade plantada à beira de um rio que mete nojo. Há piores, eu sei, mas este é bem badalhoco. E se este facto não é propriamente um facto de uma alteração climática, acredito que é este tipo de poluição que leva a que com um acumular de outros factores o clima esteja extremamente aborrecido connosco.

A verdade, inconveniente ou não, inconsequente ou não, é que é dia 15 de Outubro e estão 30 graus lá fora. Pode até ser giro, mas não é normal.



Se nós mudarmos o clima, ele vai retribuir. Este par acção-reacção é universal e quem não acreditar nisso vai ter um futuro muito sombrio.

Sem comentários: