quarta-feira, dezembro 09, 2009

If you don't know how to fix it, please stop breaking it...


Soube-se há pouco tempo que um hacker conseguiu ter acesso a vários emails enviados entre cientistas relacionados com o estudo das alterações climáticas e que no conteúdo dos emails fica claro que houve dados adulterados, ou pelo menos manipulados de forma a que as teorias do aquecimento global ficassem provadas. Esta situação gerou uma polémica considerável, principalmente com o facto de a cimeira de Copenhaga à porta.

A verdade é que a situação me parece bastante parva e a roçar o ridículo. Primeiro porque alguém que manipula dados para obter os dados pretendidos não é um cientista. Um cientista acredita em dados e factos tais quais eles são e formula uma teoria que explique os dados que vê, nunca o contrário.
Depois porque não é preciso manipular grande coisa para se provar que existe de facto um aquecimento a nível global. Basta ir às regiões polares, ou aos cumes mais altos do planeta e tirar fotografias, depois compara-las com fotos de há uma ou duas décadas atrás et voila, cqd.

O que me chateia mesmo é que se estrague algo que pode não ter arranjo, principalmente quando o clima não é de alguém para que esse alguém possa usar à sua vontade, sem prestar contas aos demais.


Sem comentários: