terça-feira, abril 06, 2010

El secreto de sus ojos


Já por aqui comentei que achei a selecção para os óscares das melhores dos últimos anos, e que o vencedor foi merecido tendo em conta a forte competição. Mas o que eu ainda não tinha visto era aquele que foi o vencedor de melhor filme estrangeiro, El Secreto de Sus Ojos. Um filme argentino que mistura mistério, crime, passados escondidos, amores perdidos e vingança. Como se de uma telenovela venezuelana se tratasse, mas em bom, muito muito bom.
A minha primeira reacção foi a de espanto perante o facto de ainda quase não ter ouvido falar deste filme antes da entrega das estatuetas, é que o filme na sua simplicidade é, provavelmente, melhor que todos os nomeados para melhor filme do ano, pelo menos na minha opinião.

Cheio de actores desconhecidos e de um espanhol que até a mim me foi por vezes difícil de compreender, o filme é completamente despretensioso num argumento que revolve em volta de um crime que se passou há já vários anos mas que para um advogado deixou uma marca profunda, de tal forma que na reforma decide escrever um livro sobre os acontecimentos pelos que passou. Mas o despretensiosismo que referi em nada diminui o produto final, é que é um filme excelente com base em premissas "antigas". Afinal ainda se fazem bons filmes muito simples.

Definitivamente um filme a não perder seja de que forma for. Vale mesmo mesmo a pena.

Sem comentários: