quarta-feira, setembro 15, 2010

Escrita dopada


O problema de se escrever o que quer que seja para outras pessoas lerem é que nem sempre se pode escrever tudo sem mais nem menos. Porque, precisamente, há outras pessoas a ler.

Há pensamentos que podem ser mal compreendidos, ou bem compreendidos... pode haver palavras que não queremos ver contestadas ou questionadas. Podemos querer apenas escrevê-las. Mas quando se tornam públicas é preciso ter esse facto bem presente.

Talvez seja por isso que tenho escrito bastante menos no blog nos últimos tempos. Já houve posts mal entendidos, outros retirados do contexto. Nunca retirei nenhum do blog e mantenho o que escrevi em todos eles, sem que tenha que elaborar mais nada sobre nenhum deles. Mas agora penso mais antes de escrever. Os leitores aumenta e o que se "pode" escrever diminui.

Já vi alguns blogs desaparecer porque os autores pura e simplesmente não podiam escrever o que quer que fosse sem estar a pensar que A não podia ler aquele post, ou B não ia gostar, porque o patrão também tem acesso ou porque os familiares também.
Este blog não faz tensão de desaparecer nos próximos tempos, mas vai continuar comedido no que nele aparece.

1 comentário:

Ana Rita Ramalho disse...

Isto é tonto.
O intuito de um blog é tu poderes escrever exactamente o que queres, como queres, quando queres e sobre o que tu quiseres.
Ora pois que se o blog é teu, as palavras são tuas assim como as opiniões. Quem as contesta, ou não, tem todo o direito a fazê-lo, da mesma forma que tu tens o mesmíssimo direito de as exprimir.
Se mal entendem o que escreves e questionam, talvez queiram ouvir uma explicação, e quiçá, se gere uma saudável discussão. Se assim não for, que se lixe! Ninguém tem nada a ver com o que pensas ou deixas de pensar. Se ele há coisas que são tuas que não queres partilhar com ninguém, volta ao primórdio, aproveita o papel e uma caneta.
Logo, se tu deixas de escrever com a frequencia com que escrevias, és tonto. Até porque eu, à semelhança de outros com toda a certeza, gosto de "te" ler.