sábado, março 26, 2011

Apontar o dedo ao espelho

Eu sou claramente contra o acordo ortográfico. Aceito que a língua evolua, razão pela qual escrevo farmácia e não pharmacia, mas este acordo é uma aberração.

"Em direto do Egito..." tenham dó.

Assim sendo apoio o que este site está a tentar fazer. Mas o que me chateou e me levou a escrever este post foi o facto de receber um daqueles mails que se reencaminham vezes sem conta, e ao lê-lo, descubro que é uma mensagem de correio electrónico que promove a luta contra o acordo e refere o site já citado, mas com um uso da língua portuguesa que é criminoso.
Eu até aceito que se escrevam mails a favor desta causa, a sério que aceito. Estou até disposto a reencaminha-los, coisa que só faço muito raramente, mas se o escrevem a tentar defender a nossa língua, por favor, façam-no sem a assassinar.


4 comentários:

JPG disse...

Evidentemente, o email que refere não foi redigido por qualquer dos membros da CR da ILC contra o AO90 mas não queremos, ainda assim, deixar passar mais esta oportunidade para publicamente louvar o admirável trabalho daquele e de todos os voluntários que dão o seu contributo à luta contra o "acordo ortográfico".

Que muitos mais houvesse a pelo menos outro tanto fazer!

Honra lhes seja feita, por conseguinte, a esses voluntários, e ao autor daquele email em concreto, já que lutam como podem e sabem, com coragem e denodo. O que é muitíssimo mais do que outros - certamente possuidores de superiores capacidades de redacção e verve - que muito pouco ou rigorosamente nada fazem, por seu turno, quanto ao assunto.

cmfm disse...

Em momento nenhum do texto que escrevi refiro a fonte do email que comentei como sendo membros da CR da ILC contra o AO90.
Também não consigo achar admirável que alguém lute contra o acordo ortográfico sem que saiba sequer escrever.

Estou completamente tranquilo quanto ao que escrevi porque não me defini como possuidor de uma superior capacidade de redacção e verve. Mas sei ler.

Eu posso ver futebol e criticar os jogadores porque não estão a jogar nada, sendo que eu próprio não jogo à bola porque tenho dois pés esquerdos. Ainda assim não acho normal que alguém que conduz em contramão aponte o dedo a quem não faz piscas.

JPG disse...

Pois, exacto, eu também não acho normal aquilo que diz e ainda menos quando se refere a si próprio.

cmfm disse...

Eu pedia-lhe que explicasse a sua frase, mas deixe estar.

Independentemente do que escreva o texto do email que refiro no post nunca mudará. De resto nada mais tenho a comentar, até porque como já disse eu sou contra o acordo ortográfico, nunca foi isso que esteve em causa.