sexta-feira, agosto 26, 2011

Obrigado pela falta de esforço

O nosso jornalismo continua realmente a surpreender-me todos os dias. O nível até pode parecer aceitável, mas não é. As notícias são escritas de forma pouco pensada e ditas tal e qual são pensadas. Patético.

Hoje vi uma notícia, na sic notícias, sobre o novo imposto sobre as fortunas francesas, solicitado pelos próprios milionários de forma a ajudarem nesta altura de crise. Na mini reportagem apresentada relativamente ao tema dizia-se que o imposto tinha sido pedido pelos próprios milionários no seguimento do que foi feito nos EUA. O que é totalmente falso. Apenas o o mega milionário Warren Buffet veio falar no assunto e foi inclusivamente muito criticado pela malta abastada dos states. E para se saber isto não é preciso muito, basta ler o google news e ver o daily show, que curiosamente passa neste mesmo canal. Ouvia-se ainda durante a reportagem que os milionários portugueses pagavam já uma das taxas mais altas da Europa de impostos. Só isto. Mas afinal pagam quanto? Das mais altas quer dizer a 1ª ou 2ª mais alta ou a 7ª ou 8ª? É que isto dito assim é bastante subjectivo. Eu não sei o quão alta é, mas agradeço ao jornalista que escreveu o notícia que não me tenha elucidado.
Portanto o nosso jornalismo faz-se assim. Diz-se o que se passa, a investigação e preocupação com a verificação do que se afirma é pouca, e não se acrescenta absolutamente nada de relevante à notícia, tirando por vezes uns comentários que não t~em lugar no formato informativo.

E assim vamos vivendo, com a cabeça entre as orelhas e encarneirados pelos que mandam, e vendados pelos que nos informam.

Sem comentários: