sábado, outubro 01, 2011

O som da nossa própria voz

Na passada terça-feira fizeram-me chegar o vídeo que abaixo ponho. Na descrição do vídeo a própria explica a situação e existe mais alguma informação em sites noticiosos que pegaram na história.
Basicamente o vídeo mostra alguém que é dominada por um sentimento incontrolável quando ouve a sua própria voz ao fim de 29 anos.


É algo verdadeiramente espectacular ver alguém ficar assoberbado por algo que a imensa maioria das pessoas tem como adquirido, que é ouvir-se. Parece simples e natural, mas há quem nunca o consiga, e esta mulher conseguiu com 29 anos.




Falo agora nesta notícia não pela notícia em si, mas porque foi agora que começou a ser mas amplamente divulgada, e fico perplexo ao ler os comentários que se vão fazendo nos sítios onde o vídeo vai aparecendo. Quase independentemente dos locais onde isso acontece há logo meia dúzia de pessoas que aparece a contestar o facto de ela conseguir falar e perceber o que lhe dizem, sendo que nunca tinha ouvido antes.
O mais engraçado é que a maioria nem se deu ao trabalho de ler a descrição que a própria tem no youtube, e onde é claro o facto de que é a primeira vez que se consegue ouvir a ela própria, e não qualquer outro som. Ela nasceu surda mas com a ajuda de vários aparelhos ela desde os 2 anos que já ouviu sons, mas devido à especificidade da sua surdez, e como a nossa voz é ouvida de forma diferente de todos os outros sons (é por isso que quando ouvimos a voz num vídeo não parecemos nós a falar), nunca se tinha ouvido. Inclusivamente é fácil reparar que ela está tranquila quando está a ouvir os beeps que ela própria refere, e é quando refere o beeping que começa a sorrir e toma consciência de que está a ouvir a sua voz.


Este vídeo mostra o quão pequenos são a maioria dos nossos problemas, e os comentários o quão pequenos a maioria de nós somos.


Sem comentários: