quinta-feira, janeiro 19, 2012

STOP SOPA

SOPA

Não é da que se come, é o acrónimo da proposta de lei apresentada no EUA relativa à pirataria online. A pirataria online está regulada e esta lei apenas viria mudar a forma em como as produtoras, editoras, ou basicamente qualquer pessoa poderia actuar no caso de uma alegada violação das leis do copyright. Basicamente seria possível de uma forma completamente infundada deitar abaixo sites inteiros e banir ip's porque se acha que o site está a infringir uma qualquer obra. Exemplo: tens um video no youtube em que estás numa sala e a sala tem uma tv a passar um filme, mesmo que sejam só 5 segundos, e o conteúdo passa a ser ilegal, portanto, todo o site pode ser deitado abaixo e a pessoa que fez o vídeo incorre numa pena de prisão efectiva.

Aquando das primeiras conversas sobre esta lei muitas vozes se levantaram de imediato, mas o lobby das editoras e produtoras é forte, e o debate seguiu em frente. Aos poucos foram-se juntando assinaturas, vozes da indústria da Internet começaram a surgir para explicar em como esta lei poderia deitar abaixo a esmagadora maioria das pequenas empresas da net, e em como o desenvolvimento poderia abrandar, em como a lei facilmente serviria para reprimir e cortar a liberdade das pessoas, como fazem países como Irão e China que tão criticados são pelos mesmo que propõem esta lei.
Inclusivamente os artistas e autores, que são os mais afectados pela pirataria, se revelaram contra a SOPA e a PIPA (fica aqui um exemplo).
O backlash para quem se revelou a favor desta proposta de lei fez-se sentir, e empresas como por exemplo a Go Daddy foram obrigadas a afastar-se da sua posição inicial, devido ao retaliar dos utilizadores que abandonaram os seus serviços. Inclusivamente um dos políticos que lançou a proposta de lei, segundo a mesma, poderia ser preso porque no seu site tinha uma foto em background que não tinha sido autorizada pelo autor.

Hoje foi a vez de vários sites mostrarem o seu desagrado contra esta lei e entraram em blackout. A versão inglesa da Wikipédia, a Wordpress, Reddit entre muitas outras estiveram indisponíveis no dia de hoje e num só dia o site do Google recebeu 4,5 milhões de assinaturas na sua petição contra esta lei. A adesão foi tão massiva, e o corte nestes serviços tão sentido que vários políticos abandonaram hoje o seu apoio a esta alarvidade denominada por SOPA.

Pode debater-se e contestar-se muita coisa. Mas no dia em que se põe a liberdade de todos em causa para defender um interesse em particular, então vive-se numa ditadura, ainda que seja democrata.

Sem comentários: