sábado, abril 28, 2012

Dos jornais ao facebook

Hoje em dia, o facebook é o outdoor para que muita gente dê a conhecer a sua profunda revolta contra muitas coisas. Desde que dita revolta não peça mais do que um post no mural com um link. Outra coisa para em que o mural do FB é muito bom é a resolver problemas mundiais. És contra a fome, faz um like. Gostas da tua mãe, faz um like. Achas que as crianças do Sudão estão mal alimentadas, faz um like.
Clica-se num botão e transforma-se qualquer palerma num super-herói. Ou qualquer gajo como eu num vilão, porque não carreguei no like naquele post que claramente salvaria o menino de 2 anos de morrer de cancro.

Outra coisa espectacular para que serve o FB é substituir os antigos mails que espalhavam informações falsas sem grande contestação. Se o zé tó pôs no mural é porque deve ser verdade. Siga partilhar.
Foi mais ou menos nesse contexto que vi hoje no meu mural, colocado por várias pessoas, infelizmente, a notícia de que o Egipto ia legalizar o sexo com mulheres mortas. Fiquei imediatamente revoltado com a desigualdade da lei. Porque é que não haveria de ser então legal também o sexo com homens mortos? A saga Twilight mostrou que a ideia não é de todo descabida. Mas o que me chateou mesmo é que a notícia é falsa. O link que associo é apenas aquele que é mais caricato, porque é o mesmo que ligava à notícia original do JN. E sim... a notícia foi mesmo publicada pelo jornal na sua versão online, talvez por isso tenha havido quem não se desse ao trabalho de ir ao google tentar confirmar se seria mesmo verdade algo tão inverosímil. Enfim...

Já agora. Reparam que o JN apesar de admitir que também publicou a notícia em momento nenhum pede desculpa pelo facto e tenta disfarçar com o facto de a notícia ter sido publicada noutras agências internacionais?

Depois admiram-se que os jornais impressos vendam cada vez menos. É que ler merda já é chato, mas pagar para a ler é pior ainda.

Sem comentários: