sexta-feira, maio 25, 2012

Não está a correr bem

Parece que a brincadeira de lançar o Facebook na bolsa está a dar para o torto.


A mim parece-me que é o exemplo perfeito de porque é que o mundo está como está a nível financeiro. Brincam-se aos milhares de milhão com dinheiro "virtual" numa empresa que não produz absolutamente nada e que ganha dinheiro a vender publicidade a empresas que pelos vistos ainda não perceberam que nunca ninguém clica num anúncio no FB a não ser que seja por engano.


Agora querem meter o Zuck em tribunal... e o shareholders estão chateados e sentem-se defraudados... coitados. Se há algo que não mente é a história, e a história diz que todos os gigantes da Internet no que toca a serviços singulares colapsam. O Myspace colapsou, a Yahoo ainda hoje tenta sobreviver à rasca quando chegou a ser dominador absoluto da busca na net, Hi5, Terravista entre muito muitos outros. Quando se está dependente de um único serviço ou produto a coisa tende a evoluir para um ponto de estagnação, e o declínio acontecerá mais tarde ou mais cedo. Esta IPO veio na altura certa para quem era dono do FB e na pior para quem quis passar a ser dono.
O futuro ainda pode trazer muitos ganhos a quem investiu agora, mas neste momento, era quase inevitável que o lançamento das acções superinflacionadas viesse por aí abaixo. Agora é preciso ver quem investiu a longa duração e se o FB será um Apple ou mais um fracasso como tantos outros daqui a uns anos.

Sem comentários: