sábado, junho 01, 2013

Geek level over 9000

Nathan Fillion tem a cara associada à série Firefly. Pelo menos para mim. Talvez por isso nunca tinha dado grande atenção à série Castle. Já tinha visto episódios esporadicamente e sempre de forma fraccionada, mas na minha última ida à "terrinha" apanhei uma daquelas maratonas FOX só com uma série numa noite sem nada para fazer, e vi dois episódios. Foi nessa altura que percebi que talvez a série tivesse algo mais para dar,  agora que vi as 5 seasons existentes posso afirmar que estava a errar ao não acompanhar Richard Castle na sua resolução de casos criminais à la "Crime disse ela".
A série tem a ideia base de muitas outras, resolução de assassinatos com vários suspeitos e twists à mistura, mas difere no que toca à abordagem que tem piada, não sendo uma comédia e tirando partido de uma abordagem mais "realista" das provas (nada de zooms infinitos, e fibras detectadas através de um cabelo num prato de comida no contentor na zona de residência .... you get the point). Uma das proezas da narrativa é o não se levar completamente a sério e gozando inclusivamente com o que são os clichés das séries de detectives. Mais espectacular ainda é o desenrolar de uma quantidade infindável de pormenores geeks que vão desde referências a filmes, outras séries de tv, livros, bd's, música... as referências à série de Firefly, de que declaradamente Nathan Fillion é mais do que um actor um apaixonado são deliciosas.
Passou a ser uma das séries a ver, sempre, e a recordar pelos mais que muitos pormenores que transformam uma série banal numa série muito boa.

Sem comentários: