terça-feira, agosto 13, 2013

Transporte

Elon Musk, o conhecido dono da Tela Motors, do Space X e criador do Paypal que mais tarde vendeu à Ebay, já tinha referido um novo método de transporte que a seu ver seria mais rápido, seguro e barato que o sistema ferroviário de alta velocidade actualmente utilizado. No seguimento do anuncio de uma linha de alta velocidade que será incrivelmente cara e ridiculamente lenta este homem que já concretizou vários projectos quase megalómanos atirou-se a quem tomou a decisão e revelou que teria alternativa melhor.
Após ter referido o Hyperloop gerou-se um enorme burburinho sobre o que seria, já que não foram fornecidos quaisquer detalhes. E após meses de especulação Elon Musk decidiu que iria tornar públicos e "open source" os planos que o tão intrigante novo sistema de transporte, e fê-lo ontem.
É fácil com uma pesquisa no google encontrar toas as notícias sobre o assunto, a declaração de Elon Musk relativamente ao sistema e o documento de 57 páginas que descreve a solução proposta pelo mesmo.

É claramente afirmado que o sistema tem que ser melhorado, testado, e sujeito a escrutínio por parte de quem tenha conhecimento técnico relativamente às várias partes do projecto, e são muitas. Mas a verdade é que a proposta efectuada está longe de ter sido mal pensada. Com a ajuda do vários elementos da Tesla Motors e da Space X o pdf com o detalhe do Hyperloop foi bastante desenvolvido, e vários "problemas" óbvios para a solução geral, abordados e tidos em conta, fazendo com que mais do que um esboço tenha sido efectuado uma base séria para um trabalho futuro.

Claro que como em tudo hoje em dia há sempre a malta do contra, principalmente aqueles que parecem saber tudo sem na verdade saberem de nada.
Os artigos em várias publicações importantes com o título de "porque é que o Hyperloop não funcionaria" são mais que muitos, mas basta abrir alguns para se perceber que as razões apontadas são quase todas bitaites de pessoas que ao não perceberem na totalidade o projecto apontam questões que parecem ser de senso comum mas que não passam de ignorância. Outros há que apontam razões mais técnicas, mas que curiosamente são abordadas no próprio documento. Elon Musk diz que funciona, quem escreve o artigo diz que não.
Uma coisa é certa e indesmentível. Quando Elon Musk disse que os carros eléctricos que eram produzidos eram patéticos e por isso é que não andávamos todos de carro eléctrico, e por isso mesmo ia fazer um que ia ser revolucionário muitos se riram dele, sendo que neste momento o Tesla Model S é um sucesso  e está a anos luz de qualquer outro carro eléctrico produzido no mundo. Quando Elon Musk disse que a indústria espacial era uma vergonha e que podia fazer mais e melhor que todos os que estavam há décadas envolvidos nela houve quem nem sequer ligasse, de tão parva que era a ideia de que um gajo que não percebia nada de engenharia espacial pudesse ter a mania das grandezas. Mas neste momento a Space X é a única companhia privada que já acoplou veículos seus com a estação internacional, ganhou mais contratos para lançamento do que qualquer outra companhia nos últimos anos, e ainda assim não começou sequer a utilizar o potencial que tem e que por em prática, com a utilização de foguetes reutilizáveis. É só procurar no Google novamente e perceber que a ideia que de inicio parecia impraticável está aí à porta, com testes efectuados com sucesso.


Conforme claramente afirmado por este visionário dos tempos modernos ele não desenvolverá para já o projecto Hyperloop. Está focado na Tesla e na Space X e não tem tempo para um novo projecto disruptivo de tão larga escala, sendo que não põe de parte, caso alguém não pegue no projecto entretanto, tentar dedicar-se a ele no futuro.

Bonito era que alguém pega-se no conceito e não fosse preciso esperar sempre pelo mesmo para que alguma coisa fosse feita...

Sem comentários: