quinta-feira, outubro 10, 2013

De aplaudir

É deste tipo de jornalismo que estamos necessitados como do pão para a boca. Alguém que analise o que é dito e que mostre se é verdade ou não.
Os políticos portugueses estão habituados a atirar com números, estatísticas e factos que apenas eles conhecem e que na sua maioria são inventados ou distorcidos. Mas como ninguém os contesta como deve ser passam por verdade e que os ouve acredita. 
Pois desta vez alguém fez o meritório trabalho de conferir aquilo que o PM disse ontem e confirma-se que na sua larga maioria, as respostas dadas foram falsas ou meias verdades. Agora só é preciso passar isto de uma notícia de jornal para uma notícia de telejornal com audiências como deve ser, e talvez num futuro alguém tenha a competência suficiente para questionar as respostas dadas logo em directo quando está a conduzir uma entrevista com este tipo de cargos. É que de jornalistas que fazem perguntas inócuas e que aceitam retórica por respostas não precisamos.

1 comentário:

Ana A. disse...

Meu caro amigo,
Não querendo debater assuntos nos quais não sou especialista, recordo ser isso que fazia a Manuela Moura Guedes na TVI, num estilo que não me agradava de sobremaneira, mas ainda assim dessa forma.
E vê o que aconteceu depois disso!