sábado, janeiro 11, 2014

O que faz o medo irracional

O medo é algo de extremamente poderoso, e é usado para justificar as atitudes mais absurdas que se possa imaginar.

É exactamente o medo que está a levar a que tome uma atitude completamente desproporcionada e que, mais uma vez, prejudique algo que na verdade é "inocente".

Na Austrália, onde houve 2 mortes em 2013 devido a ataques de tubarões, decidiram colocar mais de 70 anzóis enormes de forma a capturar tubarões na águas de Perth, assim como permitir o abate sem apelo nem agravo de espécimes com mais de 3 metros de comprimento de várias espécies de tubarão.

Notícia sobre os protestos que esta decisão levantou aqui.

Portanto por causa de 2 mortes, trágicas sim senhor mas apenas 2, justifica-se matar indiscriminadamente animais que decidam passear nas águas perto de Perth? É suposto os tubarões matarem por pura maldade e perceberem que convém não se aproximarem de certas zonas? É que por mais inteligentes que sejam não me parece que sejam capazes deste tipo de raciocínio.
E as mortes causadas por acidentes de viação? Vamos matar qualquer gajo apanhado a construir um carro?
E as mortes causadas pelo tabaco? Atiramos sobre quem fuma ou sobre os que vendem tabaco? Talvez sobre os que plantam tabaco...
Nem vou falar da obesidade.
Há tanta causa de morte que leva à perda de um número imensamente superior de pessoas por ano que esta medida não passa de uma piada de péssimo gosto.


“Don't use a cannon to kill a mosquito.” - disse supostamente Confúcio e parece-me bastante apropriado usar esta frase aplicada a esta situação.

Sem comentários: