quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Já mudávamos qualquer coisa nisto. Não?

Um professor meu referiu uma vez numa aula que "nós engenheiros" vendíamos muito mal a nossa profissão, e que por isso é que as pessoas conhecem arquitectos, que fazem nesse aspecto um muito melhor trabalho, mas quase ninguém conhece engenheiros.

Se já naquela altura me pareceu que ele tinha razão, com o passar do tempo essa realidade torna-se cada vez mais nítida.
Ainda há não muito tempo tivemos um engenheiro português a receber o prémio Freyssinet mas pouco ou nada se ouviu falar do assunto. Mas se houver um arquitecto português a ganhar um prémio qualquer toda a gente vai ficar a saber, os telejornais vão falar nisso, e os facebook vai ter posts de parabéns.

O mérito de alguns dos nossos arquitectos é inegável e o destaque que lhes é dado é totalmente merecido, é a falta de destaque que os engenheiros recolhem que chateia um bocadinho ( o destaque dado ao Sócrates não conta que a malta não o reconhece como um engenheiro "a sério" ). E a culpa da falta notícias sobre a nossa engenharia é nossa, dos próprios engenheiros, que não sabem efectivamente "vender-se" a si nem o seu trabalho.
Quase todos sabem que arquitecto desenhou a pala do pavilhão de Portugal na Expo, mas quem é que sabe qual é que foi o engenheiro que "pôs aquilo de pé"? Muito poucos, sendo que na verdade, sem um trabalho de engenharia notável, aquela pala nunca sairia das páginas de esquiço do arquitecto.
Ao contrário do que muitas vezes é vendido, o trabalho de um arquitecto e de um engenheiro civil não é uma competição, pelo contrário, são de tal forma complementares que num projecto de verdadeiro valor são completamente indissociáveis e partes iguais de um todo. Um arquitecto genial sem uma boa equipa de engenharia é apenas um tipo que desenha coisas giras no papel, e uma de engenharia sem uma equipa de arquitectura é apenas um monte de gente que sabe por coisas de pé, mas não sabe bem que coisas são essas.

Temos ídolos na arquitectura que todos conhecem, heróis no desporto que tratamos com uma reverência quase religiosa, agora até gestores de empresas que nos levaram à ruína em que estamos são uma espécie de rock stars que o povo conhece e respeita, mas os únicos engenheiros que conhecemos são normalmente políticos que, na sua maioria, nunca exerceram um único dia dentro da área de engenharia propriamente dita e só dão mau nome ao termo "engenheiro".

Já mudávamos isto. Não?

Sem comentários: