sábado, março 16, 2013

Shit move

Normalmente tenho apreço pelo que a Google faz. Os serviços online são na sua esmagadora maioria de grande qualidade, e hoje é quase impensável eu fazer uma busca online que não seja através do google, consultar um mapa que não seja no google maps ou usar um mail que não o gmail.
Apesar de não ter um smartphone, não tenho qualquer dúvida que caso me dessem carta branca para escolher um seria um equipado com Android. Gosto que tenham posto carros a andar sozinhos e que inventem óculos que fazem lembrar os que usavam os guerreiro do espaço no Dragon Ball.
No entanto, desde há algum tempo que a Google, que tanto diversificou os seus serviços, incitando inclusivamente os seus trabalhadores a criarem coisas novas começou a fechar serviços que consideram menos usados, e a concentrar esforços e recursos em serviços que consideram ser o seu core business. Chateia-me um pouco que assim seja, mas percebo. O mal amado Google Wave sempre me pareceu uma ideia brilhante que acabou por não ser suficientemente explorada, e confesso que fiquei triste quando "fechou". Mas nunca tinha ficado tão aborrecido como quando fiquei a saber que o Reader ia ser "terminado".
O Google Reader é algo que uso diariamente, e que me dá um jeitão. Um agregador de feeds RSS básico, tremendamente simples e eficaz. É aquilo que preciso e mais nada. Sem merdas para instalar nem horas para configurar. Era uma parte importante da minha experiência online e agora vai deixar de funcionar.
Além de fechar algo que eu considero importante percebo o quão nas mãos de certos serviços ficamos, e o quão afectada passou a ficar a minha percepção da Google. Eu sei que eles me avisam com antecedência e me dão tempo suficiente para transferir qualquer informação que possa estar contida no meu reader, mas é uma confiança que se quebra. E se amanhã fechassem o Gmail? O serviço não é pago, não adquiri nenhum tipo de licença e eles podem fechar o serviço quando lhes apetecer. Mas é o Gmail... está lá TUDO. Porque é que vou "investir" tempo num serviço que a empresa venha a lançar quando corro o risco de o ver fechar sem mais nem outra um tempo depois?

Esta foi uma decisão que me deixou de pé atrás relativamente a uma empresa em que confiança amplamente. Espero que o blogger não seja também para fechar, senão...

Sem comentários: