terça-feira, maio 05, 2015

Um planeta aos safanões

O que aconteceu no Nepal é um fenómeno natural, que para quem estudou a tectónicas de placas não passa de algo que teria que inevitavelmente que acontecer, com a diferença que poderia não ter afectado a quantidade absurda de pessoas que afectou. Porque a construção deveria estar preparada para estes fenómenos ou porque o mesmo poderia ter acontecido daqui a muitos, muitos anos.

Os Himalaias formaram-se na zona de colisão entre a a placa continental referente à India e a placa associada à Ásia, O que para nós é algo que está imóvel, geologicamente é algo que está em movimento e com um poder e uma força que foge à nossa compreensão.O Evereste será daqui a uns milhares de anos, provavelmente, ainda mais alto e para lá chegar muitos destes sismos se vão repetir. Podem não acontecer no nosso tempo de vida, nem dos das próximas 10 gerações, mas acontecerá inevitavelmente.
Em breve teremos para ver o San Andreas, um filme sobre um superterremoto nos EUA (claro) na conhecida falha californiana. Não vi o filme e não sei o quão real ou não ele é. Mas se alguém acha que um cataclismo como os por vezes representados cinematicamente é impossível convém que pense duas vezes.
Já todos vimos os vídeos do que aconteceu no Nepal, ou no Japão, um país que, ao contrário do primeiro, está preparado para este tipo de situações, sendo que o território japonês nem sofreu grande coisa com o abalo, bastou a água para fazer os estragos que todos conhecemos.
Este tipo de manifestações naturais causa fenómenos que muitos desconhecemos e que são raramente observados.

Este é o vídeo de um deles.



Em Portugal estamos algo anestesiados relativamente a estas situações, mas 1755 repetir-se-á. Amanhã, daqui a 10, 100 ou 1000 anos, mas voltará a acontecer, e nesse dia estaremos a ver o que os nepaleses acabaram de ver e os japoneses viram há uns tempos atrás. Se acontecer em breve parece-me que infelizmente estaremos mais perto de uma catástrofe assustadora do que de um fenómeno que ultrapassaremos com apenas "uns arranhões", porque nós como pessoas, as nossas casa, as nossas cidades, não estamos verdadeiramente preparadas para um acontecimento como aquele que se vê nos filmes.

1 comentário:

Vento no Cabelo disse...

Subscrevo inteiramente. **