domingo, maio 14, 2017

A vitória do salvador.

A música está sujeita, tal como qualquer outra forma de arte, a gostos. Pode portanto não se gostar da música do Salvador Sobrar que ganhou ontem a eurovisão, o que é mais difícil de perceber é algumas críticas que fui lendo e ouvido sem grande justificação.
O criticismo absorto que por vezes se faz a certas coisas é de uma parvoíce irritante. Estou perfeitamente à vontade para falar da música do Salvador Sobrar porque claramente não faz parte do meu estilo habitual de música, mas ainda assim parece-me de caras que a música não é má. Não posso dizer que a canção é uma justa vencedora, porque não ouvi todas as outras músicas, mas do que ouvi era a melhor a milhas de distância.

O que me irrita mais não é alguém não gostar de música que ganhou ontem um prémio que nunca tinha vindo para Portugal, o que me irrita é perceber nas críticas aquele tom palerma de quem não gosta porque sim, porque tem a mania que é diferente só porque não quer parecer uma "ovelha" mas que na verdade tem a opinião menos pessoal de todas as outras. 
Provavelmente a malta que diz mal da música do Sobral na página do Facebook com uma #éaminhaopinião é a mesma que acha que o Cristiano Ronaldo é muito fraquinho e que o Messi é que é o supra-sumo da batata. Como neste país pequenino é difícil encontrar alguém com talento e verdadeiro sucesso é mais fácil deitar abaixo qualquer um que tenha visibilidade por algo positivo. Talvez seja por isso também que preferimos dar tempo de antena às Marias Leais desta vida.
É mais fácil ver alguém para rir e se gozar do que bater palmas a quem realmente merece porque tem talento e trabalha para isso.
É também justo dizer que as críticas me pareceram em minoria em relação aos que comentaram positivamente, mas ainda assim é triste de ver e ouvir.

Sem comentários: